Quinta, 14 Dezembro 2017

Experiência de usuário e a busca pela interação natural com a tecnologia

Avaliação do Usuário

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Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Samsung direciona suas pesquisas e desenvolvimentos em Experiência de Usuário (UX, User Experience) justamente para ajudar o usuário e não para a tecnologia em si. “A tecnologia aparece quando e se fizer sentido. Não é o ponto de partida”, afirma a designer Renata Zilse P. Borges, que chefia a área de User Experience da companhia no Brasil desde a sua criação, em 2013.

Diretamente de Campinas, onde fica localizado o centro de P&D da Samsung no país, chamado oficialmente de Samsung Research Institute Brazil, Renata e sua equipe trabalham nos mais variados projetos, que incluem desde uma solução para registrar em imagens como uma família reage ao ver o ultrassom de um bebê no hospital até uma nova versão de um aplicativo mobile de TV digital.

Com a inovação como o principal mindset, a equipe de Renata, que já registrou cerca de 10 patentes, trabalha em algo entre 3 e 5 projetos ao ano, sempre partindo do zero. Segundo ela, um projeto bem-feito leva entre 8 e 12 meses para ser desenvolvido, enquanto que uma possível chegada ao mercado pode demorar até três anos. Mas isso nem sempre acontece, como foi o caso do serviço citado acima que registrava os momentos do ultrassom, que não saiu da fase de piloto em um hospital de São Paulo.

 

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