Dia Nacional do Turismo: Prefeitura realiza fampress com jornalistas paulistas em Aracaju

Fotos: Sergio Silva/PMA

Agência Aracaju de Notícias

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), iniciou nesta quarta-feira, 8, um fampress com a participação de seis jornalistas paulistas representantes de variados veículos de comunicação do país. O fampres é uma visita técnica feita por profissionais da mídia para conhecer e cobrir destinos turísticos. Esta ação, que segue até o próximo sábado, 11, faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal e visa impulsionar o fluxo turístico na capital, destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas de Aracaju.

A ideia começou a ser alinhada em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo (Abrajet/SP), durante a 34ª WTM Latin América, ocorrida em abril deste ano, em São Paulo. O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, ressalta que a ação de promoção do destino Aracaju ganha um significado especial por ser realizada no Dia Nacional do Turismo.

“É uma data de celebração desta atividade tão importante e receber estes seis renomados jornalistas é motivo de dupla satisfação para nós. Preparamos uma programação especial para eles e tenho certeza que todos ficarão encantados com nosso jeito de ser, nossa cultura, nossos variados pratos, a qualidade da nossa cidade e de toda nossa infraestrutura de receptivo, com qualificada rede de hotéis, bares, restaurantes e demais serviços ligados ao turismo”, destacou o gestor.

Participam do fampress os jornalistas  Lucilaine Cristina Dalessi e Milton Carlos Xavier, representando a “Revista Estação de Santos” e “Revista39 Digital”, respectivamente; Rebecca Rafaella Baptista, do site da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet/SP) e do “Jornal Turismo & Eventos”; Miriam Petrone, presidente da Abrajet/SP; Izaias Valentin Xavier, da “Revista São Paulo Turismo para Todos”, das rádios Impacto Gospel FM 98,7 Litoral SP e Rede Boas Novas; e Meyre Staehl Coelho, representando o “Jornal da Mulher de Itapetininga” e o “Clickus Notícias”.

Visitas

Nesta quarta-feira, primeiro dia de programação, os jornalistas fizeram uma visita técnica ao Oceanário de Aracaju, ao Memorial de Sergipe, ao Museu da Gente Sergipana e ao Palácio Museu Olímpio Campos. A presidente da Abrajet/SP, Miriam Petrone, que receberá o título de cidadã aracajuana, mostrou-se bastante satisfeita com o que viu no primeiro dia.

“Para mim é uma honra estar vindo para receber o título de cidadã aracajuana, mas também saber que eu estou chegando por aqui justamente no Dia do Turismo. Eu estou muito feliz em contribuir para divulgar tudo que Aracaju tem para estar brilhando nessa estrela do céu do Brasil. Sempre falo de Aracaju, mesmo quando era presidente do Fórum Ibero-Americano de Periodista de Turismo. Quando nós fizemos o congresso aqui, eu trouxe o prefeito de Punta del Este e também um governador da comarca de Maldonado, lá do Uruguai, justamente também para poder levar o nome de Aracaju internacionalmente, não somente para os doze países que eu representava, mas também como uma embaixadora mesmo, porque eu sou uma apaixonada por Aracaju”, disse.

O jornalista Izaias Valentin Xavier revelou suas primeiras impressões da capital sergipana. “Aracaju me trouxe muita surpresa. Viemos para cá e estamos tendo uma impressão maravilhosamente boa. Tudo aqui é diferente, bom e maravilhoso. Aracaju é uma cidade muito organizada, planejada, com um bom atendimento a todos. Eu achei muito importante também a visita ao Projeto Tamar, foi o máximo aquilo lá, a preservação das tartarugas, os cuidados, tratamento e recuperação delas, foi muito bom. Em suma, Aracaju é uma cidade em que se pode confiar”, declarou.

A jornalista Rebecca Baptista já esteve quatro vezes em Aracaju, lugar que, segundo ela, conhece bem e onde tem muitos amigos. “Desta vez está sendo uma experiência completamente diferente, porque eu tinha uma outra visão da cidade, uma visão um tanto do morador, de um turismo mais convencional, no qual se vai mais para a praia, para a Passarela do Caranguejo, Praia do Saco, passeio de catamarã. Mas, esse ponto de vista mais cultural, mais raiz sergipana, está sendo a primeira vez que eu estou tendo um contato mais intrínseco. Então, está sendo uma experiência inigualável e estou muito grata pela oportunidade e de contribuir mais uma vez para divulgar Aracaju e a cultura sergipana para o nosso Brasil e mundo afora”, afirmou.

Roteiro

Na quinta-feira, 9, segundo dia do fampress, os jornalistas farão visita aos Mercados Municipais Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, na região central. Pela tarde, irão à Câmara Municipal de Aracaju, onde a presidente da Abrajet/SP, Miriam Petrone, receberá o título de Cidadã Aracaju. À noite, o grupo jantará no restaurante Cariri, na Atalaia.

Na sexta-feira, 10, pela manhã, os jornalistas visitantes conhecerão o Parati Bar, na Praia do Refúgio, e almoçam no Prainha Bar. A programação do dia finaliza com um jantar no Celi Praia Hotel. No sábado, 11, último dia do fampress, cumprindo programação própria, os jornalistas farão visita ao ao município de Canindé do São Francisco. De lá, seguem para o embarque no Aeroporto Santa Maria, no domingo, 12, quando retornam a São Paulo.

Indicamos pra você...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Selecione a categoria que deseja

Saúde

Negócios