As 14h30 desta segunda-feira, 10, o presidente do PT de Santa Catarina, Décio Lima, assinou o termo de posse como o novo presidente do Sebrae Brasil no lugar de Carlos Melles, que era ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e, por conta da pressão, acabou renunciando.
As 16 horas, Décio vai se reunir com os colaboradores na sede da entidade, em Brasília, para se apresentar e para anunciar como a entidade trabalhará a partir de agora com o novo comando.
Antes da confirmação do seu nome na votação do Conselho Deliberativo, Décio Lima se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto para tratar das primeiras ações que ele deva tomar a frente do Sebrae.
O Sebrae tem 2.649 pontos de atendimento espalhados pelo Brasil, sendo 17 em Santa Catarina, e está implantando uma agência de financiamento voltada para os pequenos e micro empresários.
O responsável direto pelo convencimento dos conselheiros para que Décio fosse o novo presidente foi o também ex-presidente do Sebrae nos primeiros dois governos de Lula, Paulo Okamotto.
Outro responsável direto pela troca de comando no Sebrae foi o catarinense José Zeferino Pedrozo, que é o atual presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae.
Junto com Décio Lima, vão administrar a entidade o engenheiro civil Bruno Quick Lourenço de Lima, que continua como Diretor Técnico, e a ex-deputada federal Margarete de Castro Coelho, que também continuará à frente da Diretoria de Administração e Finanças.
A ex-deputada federal do PP permaneceu na Diretoria de Administração e Finanças porque foi indicada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Edição: Jorge Quartin