A CBIO CARBON aponta que a indústria da moda deveria amadurecer no debate e encarar a sua contribuição para o colapso climático.

A moda, nestes últimos 15 anos, vem contribuindo para o colapso climático. A indústria da moda vem emitindo 21 vezes mais do que os setores de aviação e navegação combinados, totalizando 1.2 bilhão de toneladas de CO2.

Com o aumento da produção estimada para 2030, a contribuição da moda para o colapso climático deverá aumentar 49%. De um jeito ou de outro, se a moda não rever seus conceitos, é difícil imaginar um cenário onde não ultrapassemos o teto de 1.5ºC estimados no Acordo de Paris.

Para se manter dentro desse limite, as emissões globais deveriam ser reduzidas em 45% até 2030 e zerar até 2050.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais dos setores têxtil e confeccionista, sendo importante produtor de fibras, fios, tecidos planos e de malha.

Apesar destes setores serem altamente lucrativos, a cadeia produtiva têxtil vem gerando impactos consideráveis ao meio ambiente.

Particularmente a porção final da cadeia é problemática: toneladas de resíduos têxteis são descartadas diariamente nos grandes polos têxtil e confeccionista do nosso país.

Na nossa opinião, esse acúmulo de resíduos é um grande problema para agências governamentais e particulares que gerenciam o lixo urbano.

Uma maneira de mitigar essa situação é através da reciclagem têxtil. A história da manufatura têxtil reflete a evolução dos primórdios da humanidade até a era industrial. O Brasil, notadamente, tem se configurado como um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil e do vestuário.

É um importante produtor da fibra de algodão, de fios, de tecido plano e de malha, além de
estimular o PIB do país gerando milhões de empregos diretos e indiretos no referido setor.

Contudo, tal atividade produz diversos problemas ambientais, como por exemplo, a geração de resíduos sólidos oriundos dos processos industriais, confeccionistas e também do pós-consumo.

Tem sido produzidas 175 mil toneladas de aparas têxteis por ano advindas somente dos cortes dos enfestos das confecções no Brasil. Em relação ao descarte de peças confeccionadas, estima-se que
mais de 150 milhões não têm destinação definida e acabam estocadas ou destruídas.

Em média, as coleções têm vendas de 50% a 75%, quando exposta no varejo e as sobras vão para liquidação ou bazar. O que não é vendido é doado, moído ou depositados em aterros.

Apesar da consciência dos órgãos governamentais sobre a necessidade da reciclagem, muito ainda falta para que essa prática seja implantada na cadeia produtiva têxtil.

No Brasil, estamos apenas começando a dar importância a esse assunto, configurando-se como um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil e também do vestuário.

Apesar de ser relevante para o PIB do país, o referido segmento causa problemas de ordem ambiental por conta do significativo volume de resíduos sólidos advindos dos processos industriais, confeccionistas e também pelo descarte pós-consumo de artigos do vestuário.

Os bairros do Bom Retiro e o Brás, em São Paulo e o novo polo de moda em Goiania, são os maiores polos confeccionistas da América Latina.

À luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010 – que visa, entre outras providências, o correto gerenciamento dos resíduos sólidos, a reciclagem dos têxteis descartados configura-se como uma importante ferramenta de preservação ambiental, bem como caracteriza-se como uma abundante fonte de matérias-primas para o próprio setor e para outros diversos fins como a geração de energia através do Biogás.

Em resumo, a disposição final de resíduos sólidos da indústria da confecção e a reciclagem podem ser resolvidos de forma definitiva através do uso da nova tecnologia que temos a apresentar.
A CBIO CARBON apresenta uma tecnologia sustentável e inovadora.

A Solução Proposta se trata de uma ESTAÇÃO DE RECEBIMENTO, que consiste em receber todos os resíduos coletados das confecções, promovendo a queima dos resíduos a temperaturas de 1.2OOº graus,
reduzindo 95 % do volume dos resíduos, sem emissões de gases e efluentes e permitindo assim a incineração, sem poluir o meio ambiente, através da geração do Biogás.

A Marisa anunciou que vai fechar 91 das 344 lojas como parte de um plano de recuperação da geração de caixa e rentabilidade da empresa.

No primeiro trimestre de 2023, a Marisa registrou perda líquida de R$ 149 milhões, alta de 64,2% em comparação ao mesmo período em 2022.

Entre março e abril deste ano, a Marisa fechou 25 lojas. Neste mês de maio, serão encerradas mais 33 unidades e, em junho, outros 33 estabelecimentos também fecharão as portas.

Dos mais de 9.500 funcionários, 7.700 são mulheres, por este motivo, a CBIO CARBON está lançando uma campanha para a manutenção destes empregos e para a preservação climática.

Como consumidores nós temos um imenso poder, o que coletivamente escolhemos comprar ou não comprar pode mudar o curso da vida e a história do nosso planeta.

A MARISA CO2 NEUTRO é uma ideia que representa este poder, toda vez que você comprar uma lingerie, você contribuirá para diminuir o CO2 da atmosfera.

Todas as lingeries da MARISA serão carbono negativo, isso quer dizer que a empresa compensou, adquirindo créditos de descarbonização em função da quantidade que uma lingerie emite de gases poluentes durante o processamento de sua fabricação.

Faça parte da transformação sustentável da moda. Esta campanha não é uma caridade, é um modelo de negócio, tudo o que você tem que fazer é ampliar as suas escolhas.

Esta relação traz a responsabilidade de preencher uma necessidade, de diminuir os Gases de Efeito Estufa (GEE) e pactos mundiais (Acordos da UNFCCC – Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças
Climáticas).

Nosso objetivo é informar e sensibilizar a população brasileira e mundial que a partir do momento em que você adquirir uma lingerie da MARISA você ajudará na sustentabilidade e na preservação do clima do
planeta.

A CBIO CARBON apoia esta campanha.

A MARISA CO2 NEUTRO é uma ideia simples que transforma nosso inacreditável poder coletivo como consumidores em uma força financeira para ajudar no combate as questões climáticas do planeta.

MARISA CO2 NEUTRO não é uma caridade, é um modelo de negócio designado para criar e sensibilizar a população para a sustentabilidade com a aquisição de créditos de descarbonização para um futuro melhor.

MARISA CO2 NEUTRO Não é uma caridade!
MARISA CO2 NEUTRO Não é uma causa!
MARISA CO2 NEUTRO Não é uma teoria!

MARISA CO2 NEUTRO É uma simples ideia que transforma o incrível poder do consumo coletivo em uma força financeira que ajudará a combater a questão climática do planeta para as futuras gerações.

MARISA CO2 NEUTRO é o desejo que satisfaz a virtude.

Todas as vezes que você optar por comprar uma lingerie com o selo CO2 NEUTRO da MARISA, sem nenhum custo adicional, a MARISA irá adquirir créditos de descarbonização, e com isso ajudaremos a manter milhares de empregos.

Créditos para Renata Francisco de Almeida.

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