Hoje 17 de fevereiro de 2026 às 0:59

DF Folia 2026: diversidade e públicos gigantes marcam fim de semana de carnaval

Queda de mais de 40% nas ocorrências também marcaram os dois primeiros dias de folia na capital do país

O carnaval ainda não acabou e a edição de 2026 do DF Folia já é histórica. O sábado (14) e o domingo (15) foram marcados por megablocos no centro da cidade, abrindo alas para a diversidade e para a brincadeira com respeito e segurança. 

No sábado, o Bloco do Amor transformou a região do Museu Nacional – onde fica a plataforma Carnaval Monumental – em um mar de gente.  No domingo, o Bloco das Montadas reuniu mais de 100 mil foliões, com muita fantasia, música, dança, performances e show da cantora Gretchen. Respeito era palavra de ordem no bloco, que levantou a bandeira da comunidade LGBTQIAPN+. 

Campanhas de conscientização e o reforço na segurança com a presença de policiais garantiram momentos intensos de celebração e tranquilidade. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), houve uma queda de  42% das ocorrências no final de semana do Carnaval, em comparação ao ano passado. Esse dado coloca Brasília no topo dos carnavais mais seguros entre as capitais. No domingo, no Granfolia, o Bloco dos Raparigueiros reuniu cerca de 40 mil brincantes, que curtiram clássicos do carnaval baiano. 

“O DF Folia reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal com uma política cultural que valoriza a diversidade, fortalece a economia criativa e, sobretudo, cuida das pessoas. Ver as ruas ocupadas com alegria, respeito e segurança mostra que é possível promover grandes eventos populares com organização, inclusão e responsabilidade pública. O Carnaval de Brasília é, cada vez mais, um espaço de convivência, pertencimento e celebração da nossa pluralidade cultural”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.

Na mesma linha, o coordenador-geral do DF Folia, Dorival Brandão, destaca que “a grande quantidade de artistas e profissionais da cultura envolvidos reafirma Brasília como um dos principais polos culturais do país. A cada ano, o Carnaval de Brasília se consolida como um dos mais diversos e seguros do Brasil”.

Diversidade no carnaval 

Os blocos das Montadas e do Amor são destaque no Carnaval da capital da República, tanto por atrair um público gigantesco, quanto por promover o respeito à diversidade de gênero e sexualidade. Era a primeira vez da atendente Stefany Souza, 26 anos, no Montadas. “Gostei muito porque o pessoal é bastante animado e bastante acolhedor e não vi nenhuma confusão ou briga até agora”, observou. Já a drag queen Leo Skiims, 25, marca presença no bloco todos os anos: “Para mim, esse bloco é liberdade, ser quem eu sou e vir do jeito que eu me sentir à vontade”.

Em Águas Claras, sete mil foliões vibraram na mesma energia de respeito e acolhimento, no Baile da Piki. “O Baile da Piki surge com a proposta de ser um espaço de celebração da diversidade, valorizando artistas LGBT+, a cultura drag, a música e a livre expressão. Mais do que um bloco, é um movimento cultural que reafirma o direito da comunidade de ocupar as ruas, celebrar sua existência e contribuir ativamente para a construção e renovação do Carnaval”, assinala o responsável pelo bloco, Matheus Maia. 

O Bloco do Amor também pediu passagem para a diversidade no coração de Brasília. A atriz Ana Flávia, 53 anos, diz que acompanha o bloco desde os primeiros carnavais em que a agremiação saiu nas ruas da cidade. “Eu venho aqui, porque é um lugar seguro, de campanha pelo respeito à comunidade LGBT+ e pela acessibilidade. É um bloco muito carinhoso e cuidadoso com o folião”, destaca. “São 11 anos de Bloco do Amor e é um bloco sem incidentes, muito tranquilo, todo mundo com essa vibe de amor e de compartilhar com o próximo”, sublinha a coordenadora-geral Letícia Helena. 

O DF Folia 2026 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e do Governo do Distrito Federal, realizada por meio de chamamento público, com investimento total de R$ 10 milhões, em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade. A programação completa do carnaval pode ser conferida no site e nas redes sociais do DF Folia.  

Serviço – DF Folia 2026 

Quando: até 1º de março 

Indicamos pra você...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Selecione a categoria que deseja

Saúde

Negócios