14 de janeiro de 2023
Um relatório recente colocou a capital paulista entre as favoritas das 100 melhores cidades do mundo com base em qualidade de vida, trabalho, viagens e investimentos.
São Paulo foi eleita a 33ª melhor cidade do mundo, de acordo com o relatório ‘The World’s Best Cities’ de 2023. Na lista, que conta com 100 cidades, apenas a capital paulista e o Rio de Janeiro figuram entre as brasileiras.
Como são determinadas as melhores cidades do mundo?
A análise é feita anualmente pela Resonance Consultancy – uma consultoria internacional com foco turismo, imóveis e desenvolvimento econômico – e avalia 24 fatores-chave. Para isso, os consultores utilizam uma combinação de desempenho estatístico e avaliações qualitativas de moradores e visitantes.
Os fatores-chave agrupam-se em seis categorias principais:
- Local (clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre)
- Produto (conectividade do aeroporto, atrações, museus, rankings universitários, tamanho do centro de convenções)
- Programação (cultura, vida noturna, restaurantes, compras)
- Pessoas (participação na força de trabalho, nível educacional médio)
- Prosperidade (número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, igualdade de renda)
- Promoção (check-ins no Facebook, frequência de pesquisa do Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends)
Cada categoria inclui subcategorias que influenciam significativamente a qualidade de vida dos residentes e turistas, bem como o futuro da referida cidade.
Para se qualificar, uma cidade deve ter uma população superior a um milhão e ser a principal área metropolitana de sua região.
São Paulo como uma das “100 melhores cidades de 2023”
Das 100 cidades consideradas em todo o mundo, São Paulo se classificou entre as 40 melhores, em 33º lugar.
São Paulo ficou em 3º lugar na categoria de restaurantes e em 4º como uma das cidades com mais check-ins no Facebook. A Resonance Consultancy escreve:
” A maior metrópole do Brasil (e da América do Sul) recebe você não com praias, mas com arranha-céus, trânsito, poluição e mais do que chuvas ocasionais.
Mas como os paulistanos dirão pessoalmente ou por meio de check-ins no Facebook (4º), eles moram na melhor cidade do planeta. Com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio alimentada principalmente por imigrantes libaneses e sírios, as delícias culinárias são um dado adquirido.
A cidade alcança um impressionante 3º lugar em seus restaurantes, à frente de Londres e Nova York. A retomada da vida deu ao cenário cultural da cidade, classificado em 4º lugar, uma chance no braço tonificado, com shows, shows e eventos exclusivos atraindo multidões grandes, coloridas e girando mais uma vez.
Novos hotéis e experiências estão por toda parte: do antecipado Rosewood Sāo Paulo (seus interiores e 180 quartos projetados pelo designer francês Philippe Starck e 57 artistas locais) ao novo Skybar do Hotel Ca’d’Oro no 27º andar, um rooftop ideal para respirar e observar uma cidade que nunca parece parar. ”
São Paulo ficou em 33º lugar no geral; já em cada categoria, este foi o resultado:
- 128º para Local (clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre)
- 34º para Produto (conectividade de aeroportos, atrações, museus, classificações de universidades, tamanho do centro de convenções)
- 72º para Programação (cultura, vida noturna, restaurantes, compras)
- 31º para Pessoas (participação na força de trabalho, nível educacional médio)
- 14º em Prosperidade (número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, Igualdade de renda)
- 45º em Promoção (check-ins no Facebook, frequência de pesquisa no Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends)
As dez melhores cidades do mundo
Londres foi a melhor cidade do mundo pelo sétimo ano consecutivo. Já as outras 10 primeiras são:
- Londres
- Paris
- Nova York
- Tóquio
- Dubai
- Barcelona
- Roma
- Madri
- Singapura
- Amsterdã
Por Marcelo A. Silva (Mtb 44020/SP)