15 de janeiro de 2023

Perder o passaporte durante uma viagem no exterior é uma grande dor de cabeça, e infelizmente isso pode acontecer com qualquer um e por isso é importante saber o que fazer caso você passe por esse perrengue.

A primeira coisa é tentar manter a calma. A situação é estressante, mas tem solução e quando estamos calmos resolvemos as coisas com mais clareza. Não desejamos isso para ninguém, mas se acontecer após ler este artigo você estará pronto para saber o que fazer.

Sair com Passaporte ou com a Cópia?

Essa é uma dúvida de muitos viajantes. As autoridades consulares orientam que devemos sempre estar com o passaporte original em viagem ao exterior. O motivo é que, caso sejam abordados, a autoridade local pode não aceitar a cópia, não importando se é autenticada ou não, o que pode se tornar um grande problema.

Algumas pessoas se sentem mais seguras andando com a cópia e deixando o original no hotel e outras não desgrudam do documento. Eu me incluo no segundo time, mesmo assim sempre tenho uma cópia do passaporte no celular e levo cópia colorida impressa nas minhas viagens. Anota essa dica que será muito importante caso perder o seu passaporte no exterior. Além da cópia das páginas com os seus dados pessoais, caso tenha algum visto, tire também cópia das páginas com os vistos.

Perdi meu Passaporte – E Agora?

Independente do motivo, seja perda ou roubo, a primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência. Nessa hora, aquela cópia no celular ou impressa será bastante útil para fornecer os dados do documento.

O segundo passo é verificar o posto consular do Brasil mais perto de onde você esteja. Nesse link do Ministério das Relações Exteriores você encontra o consulado mais próximo de você.

Caso seu retorno esteja próximo e seja direto para o Brasil, sem escalas ou conexões, você poderá solicitar uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. Esse documento é gratuito e na maioria dos casos fica pronto na hora. Assim você poderá retornar e tirar um novo passaporte ao chegar.

Agora, se você for ficar mais tempo no exterior ou ainda se o seu roteiro inclua visita a outros países vocês terá que solicitar um novo passaporte no consulado mais próximo.

Tenha em mente que a perda de passaportes e outros documentos não caracteriza emergência, uma vez que não configura risco à vida ou à segurança de cidadão brasileiro. Assim, todo pedido de novo passaporte deverá ser feito durante o horário de expediente, e não por meio do plantão consular.

O solicitante terá que pagar uma taxa para e emissão de um novo passaporte e terá que voltar para buscar o documento que geralmente não fica pronto na hora. Importante lembrar que será um novo passaporte. Caso o seu roteiro inclua outro país que exija visto de entrada que estava no passaporte perdido, você terá ainda que procurar o posto consular daquele país para providenciar um novo visto.

Certamente esse é um perrengue que ninguém que experimentar, por isso a melhor coisa é cuidar bem do seu passaporte durante toda a viagem. Se preferir andar com ele o tempo todo tenha sempre o documento junto a você, caso prefira deixar no hotel certifique-se que o cofre seja seguro.

E você? Já perdeu seu passaporte em uma viagem? Conseguiu tirar outro com facilidade? Conta pra gente a sua experiência.

Por Marcelo A. Silva (Mtb 44020/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *