O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou seus 80 anos nesta segunda-feira (27) durante um jantar de gala em Kuala Lumpur, oferecido pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, aos chefes de Estado que participaram da cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
Lula foi homenageado no palco, recebeu aplausos e cortou um bolo de aniversário ao lado de Ibrahim e da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja. O público cantou parabéns em um gesto simbólico de amizade e hospitalidade.

Ricardo Stuckert – Janja, Lula, Ibrahim e Wan Azizah Wan Ismail
Pelas redes sociais, o presidente registrou o momento de celebração.
“Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados, que fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão.”
Uma camisa que conta uma história
Um detalhe chamou atenção na cerimônia: a camisa usada por Lula. Assim como fez na visita à Indonésia, quando vestiu uma camisa de batik — também presente do governo local —, o presidente optou por uma peça simbólica oferecida pelos anfitriões malaios.

Ricardo Stuckert – Lula e Ibrahim
Trata-se de uma camisa de algodão leve, em tons suaves de lilás, cinza e rosado, com um padrão artesanal que lembra o tie-dye. O modelo, porém, não é apenas uma referência estética: ele foi confeccionado segundo a técnica tradicional “Pelangi”, palavra que significa “arco-íris” em malaio.
 
				 
															














