Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA)
O Sistema CNA/Senar vai promover dias temáticos sobre a produção agropecuária brasileira e levar porta-vozes, exemplos de tecnologias sustentáveis aplicadas no campo, conteúdos, debates, vídeos e documentos para uma extensa programação de 10 a 21 de novembro na COP 30, em Belém.
“Nosso Sistema executou um planejamento robusto de representação do setor agropecuário brasileiro em ações voltadas à COP 30”, afirmou o vice-presidente da CNA e presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da entidade, Muni Lourenço
“Além da produção sustentável da agropecuária brasileira, vamos levar para Belém uma programação ampla com parceiros como a Embrapa e uma ampla gama de entidades representativas do setor. O objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo que o agro tem um papel fundamental para contribuir com as soluções climáticas e garantir a segurança alimentar e energética”, disse Muni.
As ações do Sistema CNA/Senar vão ocorrer na AgriZone e na BlueZone.
AgriZone – A AgriZone vai funcionar em um amplo espaço da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém. No local, o Sistema CNA/Senar terá o Pavilhão AgroBrasil, com uma programação voltada ao público da COP entre os dias 10 e 21 de novembro. Outros estandes de parceiros também irão funcionar na AgriZone.
No Pavilhão, haverá dias temáticos, com debates sobre cadeias produtivas importantes para a economia do Brasil como grãos, café, frutas e cacau, pecuária de corte, segurança alimentar, agroenergia, aves, suínos e pescados, além de temas transversais como práticas sustentáveis, segurança alimentar, agroenergia e comunicação.
O espaço do Sistema CNA/Senar na AgriZone vai ter uma praça central, um auditório, praça de alimentação e em todos os locais haverá uma infraestrutura digital projetada para atender o público da COP com conteúdo e informações sobre o agro sustentável do Brasil e com as ações do Sistema CNA/Senar para os produtores rurais.
Carreta – A Carreta Agro pelo Brasil também vai estar na AgriZone. O veículo do Sistema CNA/Senar percorre feiras agropecuárias em todo o país para apresentar o trabalho feitos aos produtores rurais.
Com espaços fixos e variáveis, a Carreta Agro pelo Brasil possui 98 metros quadrados de área útil com espaços multiusos para realização de palestras técnicas, cursos, treinamentos, uma cozinha experimental, um espaço de imersão com vídeos sobre o agro e um estúdio de podcast, montado com todos os equipamentos.
Blue Zone – O Sistema CNA/Senar também terá um estande na Blue Zone, espaço destinados a países e observadores de empresas, segmentos da sociedade civil, governos, representações diplomáticas e organismos internacionais, além de ser o local onde acontecem as negociações e decisões entre os países em torno das questões climáticas.
O espaço também terá dias temáticos, de 10 a 20 de novembro, com debates sobre adaptação, transição justa, mitigação, mercado de carbono (artigo 6 do Acordo de Paris), energias renováveis, transparência e balanço global das ações climáticas (Global Stock Take).
O Sistema CNA/Senar também fará o Dia do Agro, em 19 de novembro, com uma série de painéis para discutir a importância da agricultura para as soluções do clima. Os debates devem abordar temas como “Produtores Rurais como agentes da ação climática” e “O futuro do Agro no Acordo de Paris”.
Posicionamento – A CNA também levará para Belém o documento “Agropecuária Brasileira na COP 30” com o posicionamento do setor agropecuário.
As propostas e as contribuições dos produtores rurais brasileiros vão servir como subsídio aos negociadores brasileiros, às autoridades envolvidas nas negociações, aos produtores rurais, além de embasar os debates durante a COP 30.















